Categorias:

Como fazer um sofá de pallets

Saber como fazer um sofá de pallets é tendência de móveis que está na praça há algum tempo, e não passou. Talvez porque seja uma das melhores opções de se gastar pouco, reutilizar algo muito bacana e transformar isso em algo incrivelmente bonito e de bom gosto.

Por essa razão, trazemos para o Faça você mesmo a construção de um sofá de pallets.

Como-fazer-um-sofa-de-pallets5

 

Para fazer um sofá de pallets, você precisará ter em mente a altura que quer no sofá (considere que em cima dos pallets irá a espuma) e o tamanho.

Se quiser um sofá mais alto, pode empilhar dois pallets, um em cima do outro, como foto a seguir.

Como-fazer-um-sofa-de-pallets1

Para preparar os pallets para pintura (caso você queira pintar), será necessário:
– Lixa para madeira nº 60
– grosa

Comece lixando todas as superfícies planas do pallet até que não tenha nenhuma farpa. Caso você note o aparecimento das farpas, utilize a grosa para tirar tudo.
Lixe muito bem todo o pallet, até a parte que ficará em baixo, não queremos que alguém se machuque com uma farpa esquecida.

Como-fazer-um-sofa-de-pallets2

 

Pintura

Para a pintura você precisará de
– Rolo de espuma
– Pincel chato
– uma bandeja
– Selador
– tinta esmalte sintético acetinada com a cor de sua preferência

Para pintar o pallet, use um selador antes de passar a tinta. O selador é uma preparação para receber a pintura, e evitará que a madeira chupe muito a tinta.

Como-fazer-um-sofa-de-pallets3

Opte por uma tinta com acabamento acetinado. As tintas com muito brilho deixarão em evidencia as imperfeições da madeira, no lixar e até na própria pintura, já as tintas foscas tendem a manchar no futuro.

Espere secar!

Montagem

Caso opte por empilhar um pallet sobre o outro é necessário pregar um ao outro para sua segurança. Para incrementar e facilitar a limpeza embaixo dos pallets, é possível afixar rodinhas. Você as encontra em lojas de construção.

Como-fazer-um-sofa-de-pallets4

 

Estofado

Em lojas de tecidos é possível encontrar tecidos próprios e mais duráveis para serem capas de sofá. Também é possível encontrar nessas lojas as espumas nos mais diversos tamanhos e espessuras. Uma opção é comprar futtons (almofadas quadradas) que também têm em vários tamanhos e cores.

Não esqueça de medir os pallets na disposição que você irá deixá-los permanentemente para saber exatamente o tamanho das espumas que precisa comprar. Feito isso, leve a uma costureira para que faça a capa sob medida.

Pronto. Você agora tem um sofá de pallets!

Onde encontrar pallets

Pallets são usados em supermercados, redes atacadistas, indústrias, e em muitas outras empresas. É preciso ser um pouco cara de pau e ir de porta em porta pedir pelos pallets que serão descartados por estarem com uma tábua quebrada, por exemplo.

O Ceasa é um lugar onde sempre há pallets que podem ser comprados bem baratos ou até podem sair de graça. A internet é um outro lugar onde se pode pesquisar por pallets, na última busca que fizemos, encontramos por R$ 40 cada.

Acompanhe nossos posts de Faça você mesmo, acesse.

4 comentários em “Como fazer um sofá de pallets

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *