Categorias:

Como utilizar pallets usados na decoração

A utilização de pallets usados na decoração está em alta há alguns anos, e os benefícios para o meio ambiente cada vez mais ficam claros. Com relação à reutilização de materiais derivados de madeira e de objetos de madeira evitamos que novas árvores sejam cortadas.

Segundo o Ministério do Meio Ambiente, uma tonelada de papel reciclado economiza 10 mil litros de água e evita o corte de 17 árvores adultas!!

E indo de encontro a reciclagem de materiais derivados de madeira, já mostramos como fazer sofás utilizando pallets, e agora trazemos aqui opções de prateleiras reutilizando-os.

 

Preparação do pallet

Para a preparação do pallet escolhido, vamos usar os mesmos materiais utilizados para fazer o sofá de pallets. Lembram?

• Lixa para madeira nº. 60
• Grosa

Antes de lixar, é importante determinar o tamanho que quer a sua prateleira e para quê ela será usada (pensando no peso). Meça, e utilizando uma serra elétrica, faça o corte no tamanho desejado.
Se desejar utilizar a peça no tamanho original, lixe bem. Com o pallet bem lixado, o verniz (caso esse seja o acabamento que quer) fica mais uniforme e bonito. Se optar por pintar o pallet é importante usar um bom selante antes, pois isso evitará que a madeira chupe a tinta.

 

Veja aqui sugestões de utilização de pallets usados.

Como-utilizar-pallets-usados-na-decoracao-1

O pallet acima foi cortado em tamanhos iguais, lixado e fixado na parede com um suporte de prateleira comum. Para a fixação foi necessário fazer furos na parede utilizando furadeira. Nenhum acabamento em verniz ou tinta foi dado.

Como-utilizar-pallets-usados-na-decoracao-2
Este pallet também não teve nenhum acabamento feito. Tiraram as tábuas na parte de baixo, seus pregos e lixaram bem. Não está claro a maneira com a qual fixaram o pallet usado na parede.

Saiba como fazer um sofá de pallets, acesse.

 

Porta quadros

 

No caso acima o pallet foi usado também sem acabamento nenhum.

 

Como-utilizar-pallets-usados-na-decoracao-5

Este pallet foi cortado em três partes. Embaixo, onde o quadros ficam apoiados, foram pregados pedaços de madeira.

vinhos

Esse porta-vinhos ficou muito bonito. Foi cortado um pedaço do pallet, uma das madeiras do pallet foi pregada embaixo como suporte para colocar os vinhos. Foi lixado, pintado, e lixado novamente, por isso tem algumas partes mais claras. Também foi envernizado.

Para finalizar o pallet com verniz será necessário um pincel e um verniz para madeira de qualidade. Após lixar bem, passe o verniz seguindo as linhas da madeira, seguindo uma mesma direção. Se achar necessário, aplique outra demão.

 

Últimas considerações:

    • Prateleiras são objetos que as pessoas põe e retiram coisas o tempo todo, por isso lixe muito bem cada centímetro de madeira do pallet escolhido. Usar uma lixadeira elétrica pode ajudar muito, mas para alguns cantinhos precisará sujar um pouco as mãos;
    • Garanta que todos os pregos estejam rentes a madeira para evitar acidentes;
    • Por último mas não menos importante é planejar a peça que deseja criar. Visualize o que quer ter de produto final e planeje cada ação para chegar até lá.

 

Comente

Comentarios

Um comentário em “Como utilizar pallets usados na decoração

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *