Categorias:

Cores de tinta de parede: como escolher uma combinação para decorar um ambiente

Reformando ou não, criar uma combinação de cores de tinta de parede, sempre dá um ar ovado ao ambiente.

Depois de uma demão já nos sentimos melhor naquele espaço, e a vontade de mudar a cortina, ou colocar um outro sofá, por exemplo, vem à tona. Mas como escolher cores de tinta de parede correta, por exemplo? Será que deve arriscar e tentar uma cor mais quente? Como descobrir quais combinações de cores darão certo?

Não estamos dizendo aqui que o seu gosto por cores não deva ser levado em consideração, mas que a sua escolha pode ser muito mais harmoniosa para as cores de tinta de parede!

Para garantir que sua escolha por cores dê certo, é necessário que você defina qual ou quais ambientes quer pintar, que tipo de ambiente quer em sua casa e o tipo de sensação que gostaria de sentir ali. Por exemplo, você quer mudar a cor de sua sala, e gostaria que ela fosse aconchegante que tivesse bastante luminosidade.

A quantidade de luz que o ambiente terá é praticamente o que define a cor das paredes e até dos móveis e acessórios que este terá. Por exemplo, pintar um ambiente inteiro com a cor vermelha vai deixar o ambiente escuro e ainda que a iluminação seja adequada, isso não vai mudar. A cor vermelha não reflete outras cores, por isso a sensação visual não é agradável. Pintar 1 parede do ambiente de vermelho pode atenuar um pouco essa sensação.

Dicas sobre combinação de cores de tinta de parede

Saber combinar as cores de tintas de parede e dos acessórios é algo muito importante, por isso trazemos aqui um círculo cromático que define as cores complementares e as análogas e como combiná-las. Veja abaixo!

cores de tinta de parede

As cores acima da seta que está no meio são as cores frias, e as que estão embaixo, são as cores quentes, certo? As cores análogas são aquelas que, se misturas com o tom ao lado, dão combinações legais e podemos dizer, seguras, por exemplo, o vermelho com o laranja. As cores complementares formam as combinações mais ousadas, e para encontrar a combinação de cores certa é só buscar a cor oposta. Como exemplo, o amarelo combina com o roxo.

cores de tinta de parede
Sala com paredes roxas e poltrona e detalhes em amarelo (utilização de cores complementares).
cores de tinta de parede
Sala de estar com parede vermelha e uso de cores análogas como laranjas e tons de amarelo

O importante é escolher uma combinação de cores de tinta de parede que não te deixe enjoado do ambiente algum tempo depois ou que você se arrependa. Caso tenha dúvida se quer uma cor mais vibrante, talvez optar por uma cor neutra e “abusar” das cores nos acessórios como tapetes e cortinas seja a melhor solução. Os acessórios podem ser trocados com mais facilidade do que pintar paredes inteiras.

Se você já definiu que quer um ambiente aconchegante, utilizar tons terrosos nas cores de tinta de parede e, também, algumas peças de madeira na decoração podem lhe proporcionar isso.

Combinação de Cores

 

combinacao de cores para pintura de casas

 

Significado e simbologia das cores

Dentro de algumas profissões como psicologia, marketing e publicidade, se convencionou algumas características e possíveis reações humanas para as cores. Listamos algumas aqui.

Vermelho
É a cor do fogo, da paixão, do entusiasmo. Estimula os movimentos, ajuda a combater o estresse e a falta de energia, e eleva a auto-estima. Em uma casa, se utilizada excessivamente, pode provocar inquietação, nervosismo e confusões. Na sala e cozinha, a cor estimula o apetite e deixa o ambiente mais convidativo.

Amarelo
A cor amarela, se associada ao vermelho, pode estimular o apetite também. Traz luz para as situações difíceis, ativa o intelecto, a comunicação, a harmonia do todo. Auxilia a concentrar a atenção.

Violeta
O violeta pode ressaltar a criatividade, representa o sucesso, a nobreza pois está associada ao respeito e à sabedoria. É uma cor muito utilizada para representar marcas e serviços criativos.

Laranja
Cor do calor efetivo, equilíbrio, jovem e estimulante. Estimula otimismo, generosidade, entusiasmo e aumenta o apetite. No ramo corporativo é a cor que melhor representa as empresas com espírito jovem.

Rosa
Relacionada com o coração, amor e alegria. Favorece a empatia e o companheirismo. Os tons mais fortes de rosa representam a modernidade, os mais claros são voltados à suavidade. É a cor mais utilizada em quartos infantis de meninas.

Azul
Transmite seriedade e confiabilidade, fluidez, tranquilidade. É a cor da purificação do bem estar e raciocínio lógico. É utilizada no ramo corporativo por estimular a produtividade. Pode diminuir o apetite. Em decoração, se possível, misture sempre com outras cores senão o ambiente fica monótono.

Verde
Transmite esperança, paz, segurança, confiança e inteligência, é a cor do movimento e da ação. Está associada ao crescimento, plenitude e renovação.

Branco
É a cor da pureza, da transformação. Representa o amor divino, estimula a imaginação, sensação de limpeza e claridade. Presente em materiais conceituais e minimalistas, sugere simplicidade, inovação, elegância, e permite que outros componentes se destaquem.

Preto
Poder, induz a sensação de elegância e sobriedade. Significa respeito, morte e solidão. Dizem que a cor preta existe por ausência de luz, mas na realidade ela absorve todos os comprimentos do espectro solar.

*Caso você ainda possua dúvidas com relação à cor ou à combinação de cores, procure ajuda profissional de um decorador ou arquiteto.

 

Para ficar sempre atento às novidades sobre cores de tinta de parede curta a nossa página no Facebook.

Comente

Comentarios

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *