Ao longo de nossas publicações, sempre trouxemos novidades para a construção de peças em madeira, dicas de sustentabilidade, decoração, etc, mas o que nunca trouxemos aqui, até hoje, foi a maneira correta para fazer o descarte de sobras de marcenaria e serragem de madeira.
É importante saber que há uma maneira correta para fazer o descarte de pó de serragem e de outras madeiras. Também existem outras opções para reaproveitamento e reutilização de resíduos. Confira abaixo.
O que deve ser descartado
O descarte de resíduos sólidos é um assunto muito sério guardado por legislação ambiental federal, e demais legislações estaduais e municipais que protegem o meio ambiente e possibilitam a reutilização e reciclagem de muitos materiais. A temática descarte de madeira abrange diversas variáveis como o modo como a madeira foi tratada, se ela é compensa ou maciça, o tipo de madeira, entre outros tantos fatores.
Aqui não vamos entrar profundamente em cada variável para fazer o descarte, mas vamos apresentar algumas possibilidades.
Madeira pura ou maciça
São madeiras ótimas para a construção de móveis, e quando há sobras e pedaços, o mais inteligente é reutilizar os pedaços na tentativa de criar algo novo. Se isso não for possível, e você souber a procedência da madeira, pode utilizar em uma fogueira ou para fogão/forno a lenha.
Se o que sobrou foram as serragens da madeira, é possível utilizá-las como composto orgânico em jardins, hortas e plantações.
Caso você não queira nenhuma das opções acima, você pode procurar um Eco Ponto em sua cidade, devidamente legalizado, para a realização do descarte. Uma vez descartado, o Eco Ponto irá encaminhar tudo a um lugar apropriado de acordo com a lei.
MDF e demais aglomerados/ compensados
O MDF e demais aglomerados e compensados possuem em sua formação não somente madeira, mas outros itens que podem ser tóxicos caso o seu descarte não seja o correto. Estes não podem ser utilizados para compostagem orgânica ou reaproveitadas em fogões/ forno para aquecer.
Para o descarte de pequenas quantidades, o Eco Ponto é um bom lugar. Caso a quantidade seja grande, algumas grandes empresas como a Eucatex fazem a reciclagem de alguns tipos de madeira. Acesse o site e saiba mais.
Se você prefere que outros façam o descarte correto há empresas especializadas na coleta e destinação certificada de MDF/ aglomerados e compensados.
Reutilização de sobras de marcenaria
Caso você não queira se desfazer dos restos de madeira por medo de fazer o descarte incorreto, ou mesmo por querer fazer alguma coisa, trazemos algumas ideias para reutilizar restos e serragem de madeiras e ideias que saíram do papel.
A primeira ideia é uma máquina que, através da reutilização de restos de MDF e serragem, fabrica tijolos. Veja o vídeo abaixo de como esse processo é feito.
Caso você não tenha uma quantidade grande de restos de MDF e serragem, pode fazer uma estante diferente reutilizando os materiais.
Restos podem se transformar em um porta vinhos muito criativo.
Por que não um cubo mágico feito com sobras?
Veja também Como fazer um sofá de pallets