Categorias:

Confira as ferramentas para produzir um móvel em MDF segundo Adilson Pinheiro

O post dessa semana é uma contribuição do nosso parceiro, Adilson Pinheiro. Já postamos vários testes que o Adilson faz com ferramentas, já postamos seu trabalho, o último, inclusive, foi o desenvolvimento e produção de um lustre feito com casca de árvore. O resultado foi um lustre rústico, único e muito bem trabalhado.

Ferramentas para MDF

Essa semana, o Adilson que tem como um dos seus hobbies, o trabalho de marcenaria, traz as ferramentas mais utilizadas e propícias para quem visa fazer algum trabalho com MDF, compensado ou MDP. Confira o post abaixo e assista ao vídeo.

Adilson diz que antes de iniciar qualquer trabalho é necessário fazer um planejamento do que será feito, um croqui com a sua ideia. Isso pode ser feito a mão livre com papel e lápis, ou mesmo através de algum programa, aplicativo de telefone.

 

O Corte



“Tudo que se começa bem termina bem”

 

Esquadrejadeira – é uma ferramenta indispensável para quem tem marcenaria, mas para utilizar essa máquina são necessárias 2 pessoas. Além de serem caras e ocuparem bastante espaço.

Como opção para a Esquadrejadeira tem a serra de mergulho ou serra de trilho. A mais famosa no Brasil é a SP6000 da Makita, mas uma serra circular manual de qualidade somada a uma linha de corte bem traçada ajuda a fazer um bom corte.

ferramentas para mdf

Uma serra de bancada, ainda que pequena é uma ajuda grande para quem busca fazer cortes perfeitos em repetição. Ressaltando que os cortes feitos na serra de bancada podem ser feitos sim com a serra circular manual, a diferença é concentração que se deve ter, além de um planejamento mais detalha que deve ser seguido a risca.

Ter uma serra tico tico de 400 a 500 watts é uma ferramenta que ajuda a fazer cortes curvos, para encaixes e fazer os acompanhamentos.

Um metro sem folga, esquadro, uma régua de alumínio e uma lapiseira ajudam, com certeza a fazer marcações mais precisas. Enfim, ter materiais e ferramentas boas aliadas à sua técnica e planejamento, impactam bastante no resultado final da peça que se cria.

 

Preparação das peças

 

Esta etapa está antes da montagem das partes, é onde são usadas as fitas de bordas, aplicação do laminado, caso tenha, e nesse caso a ferramenta elétrica que irá ajudar o seu trabalho é tupia laminadora. Esta é uma ferramenta leve sendo possível trabalhar com apenas uma das mãos. Outras ferramentas mais são as pequenas laminadores, lima de mursa, facas, estiletes, entre outros. Um item necessário é o aplicador de cola.

 

Montagem

 

Para a montagem de suas peças duas ferramentas são imprescindíveis: furadeira e parafusadeira. Não precisa ser uma parafusadeira de impacto, mas ter controle de torque ajuda na realização de sua montagem.

Um item adicional é a furadeira de mesa, mas que se torna essencial para a instalação de dobradiças caneco.
Também existe disponível no mercado, na internet, diversos gabaritos que podem ser utilizados conforme a sua ideia.

Chaves Phillips e chaves de fenda de diversos tamanhos são itens indispensáveis.

Grampos – tenha de vários tamanhos e estilos.

 

Acabamento

 

Para o MDF revestido e fórmica, a etapa de acabamento foi feita na pré montagem e aqui seria apenas revisão e ajustes do trabalho. Compensado com lâmina natural ou laca, é preciso ter um compressor e pistola com qualidade e uma lixadeira orbital.

Confira o vídeo feito pelo Adilson e veja essa outras dicas para se trabalhar com MDF.

 

2 comentários em “Confira as ferramentas para produzir um móvel em MDF segundo Adilson Pinheiro

  1. Prezados Senhores,
    Gosto de marcenaria mas não sei fazer nada, sou totalmente leigo. Agora resolvi que quero fabricar alguns móveis para minha casa e quem sabe para amigos e vizinhos mediante encomenda.
    Tenho procurado saber quais as ferramentas que preciso para iniciar e para saber se tenho condições financeiras para essas aquisições.
    O que tenho encontrado na internet é muito vago e, como sou leigo, não sei separar o que é para uma marcenaria profissional e para uma marcenaria amadora.
    Como posso saber o que realmente preciso para fabricar armários de cozinha, banheiros, mesas, cadeiras e quem sabe guarda roupas.
    Ficaria agradecido se pudessem orientar-me de como resolver essas dúvidas.
    Grato,

    Cesar

    1. Caro cesar.
      Com uma serra circular; tico tico e uma boa regua para servir de guia com a serra , vc vai se dar bem..
      Não esqueça de fabricar suas ferramentas de passar cola no mdf e na fita de borda, vai ajudar muito
      att
      Alvaro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *