Vários anéis azuis

Blog Torch Tools

Os segredos da manutenção de bombas d'água

Para funcionar bem...

A bomba d'água precisa    1. Estar submersa;    2. Ou ter água internamente. Isso evita o superaquecimento e prolonga a vida útil.

Com as bombas centrífugas

Ao usar as bombas centrífugas, é importante dispor de válvula de poço para desligar a bomba e evitar que o nível de água baixe completamente. 

Não esqueça da escorva

Ao instalar a bomba de água, pode passar batido  a escorva, mas é de suma importância para evitar que aja ar na bomba e tubulações antes de acioná-la.

Como fazer escorva

- próximo ao bocal de sucção e de recalque há  um parafuso. - Desparafuse com chave apropriada; - Através do furo encha de água a bomba e tubulação, até não caber mais.  - Aparafuse bem  até travar. Bomba escorvada!

Verifique as conexões

Para evitar que ar entre na bomba e nas tubulações, verifique todas as conexões rosqueadas e suas vedações.  Isso pode evitar prejuízos futuros.

Verifique a voltagem

Antes de ligar a bomba na rede elétrica, assegure que a voltagem do equipamento e da rede são compatíveis para não danificá-la antes do primeiro uso. 

Ligue a bomba com frequência

Para manter a bomba d'água funcionando bem quando for preciso, ligue-a e deixe a água circular um pouco pela bomba e tubulações.  Caso contrário pode travar pelas incrustações no rotor dos sedimentos presentes na água ou mesmo oxidar a própria bomba.

Explore mais conhecimentos e curiosidades.  Arrasta pra cima!

Foi útil?  Compartilha com quem precisa ver isso