Pronto para saber como fazer grafiato?
Hoje trazemos o passa a passo de como fazer grafiato, uma textura com ranhuras que dá a parede um aspecto rústico. Pode ser aplicado tanto em áreas internas quanto externas. A massa própria para fazer o grafiato pode ser encontrada em lojas de construção, em várias cores ou em branco para pintar em cores específicas. As coloridas também podem ser pintadas.
Principais benefícios do grafiato
- Utilizar o grafiato em paredes externas, principalmente, é uma ótima maneira de tornar a parede resistente a infiltrações e aos efeitos do tempo.
- Dispensa qualquer preparação prévia da parede e pode ser aplicada diretamente no reboco.
- Repele infiltrações em ambientes internos também.
- É relativamente fácil de aplicar.
Confira abaixo como fazer grafiato!
Preparação da parede
- Já escrevemos um post sobre a “preparação da parede para receber a pintura“, e para aplicar a massa texturizada o processo é bem parecido, mas dispensa preparações mais finas como o preenchimento de fissuras mínimas.
- Garanta que a parede que receberá a textura esteja limpa. Depois, é necessário preparar o espaço para fazer o grafiato. Primeiro, cubra o chão com uma lona ou jornal velho, depois, utilizando fita crepe, proteja o rodapé da parede (caso tenha). Se houver interruptores, tire o espelho do mesmo para que não suje.
- Para aplicar a massa na parede é aconselhável fazer a preparação através da aplicação de um primer. Aplique o primer na parede a receber a texturização e espere secar por algumas horas. Vide orientações na embalagem do do primer, pode ter variações entre marcas.
Passando a massa texturizada na parede
- Se você for passar a massa para o grafiato em uma parede inteira, começe a fazer o grafiato pela parte de cima. Em apenas um pedaço da parede “isole” a parte utilizando fita crepe para delimitar e comece no ponto mais alto para baixo.
- Com a desempenadeira, comece a aplicar a massa na parede. Se você quer os riscos na vertical, aplica a massa na vertical; na horizontal aplique na horizontal. se precisa que os riscos fiquem cruzados, a direção em que aplica a massa não fará muita diferença.
- Feito isso, tire o excesso de massa da parede. Depois, passe sobre a massa uma desempenadeira de fibra na direção em quer os riscos. Há no mercado um pente chamado “risca fácil” próprio para fazer o riscado do grafiato. Já está dominando o processo de “como fazer um grafiato” ?
- Finalizado as ranhuras, verifique se alguma parte ficaram com pouca massa e retoque. Se o grafiato foi feito em um espaço delimitado, tire as fita em volta (caso tenha) antes de deixar secar. Se você quiser outra cor, basta pintar.
OBS. Sabia que a massa para grafiato pode ser comprada pela internet? Veja como: www.mercadograff.ind.br
Um vídeo sempre ajuda
Dentre tantos, separamos um vídeo no Youtube do canal do Marcos Pires sobre como fazer grafiato, um profissional muito simpático e generoso com seus conhecimentos. De forma didática e simples, e sem esconder nenhum segredo, ele expõe como qualquer um, com um pouco de dedicação, pode saber como fazer grafiato e executar sem complicações. Confira: