Semana passada, trouxemos dicas de como economizar energia elétrica e esta semana, com a constante crise hídrica que atingiu o nosso país, trazemos 11 dicas para economizar água com mudanças simples em nossos hábitos.
1 – Use suas roupas mais de uma vez
Se você não tem problema com isso, é uma ótima opção para economizar água. Muitas vezes, colocamos uma roupa para ir até a padaria e ao voltar já tiramos. Não deu tempo de sujar, concorda? Esta é uma opção a ser considerada caso a roupa esteja limpa mesmo.
2 – Utilize detergentes verdes
Seja para lavar a sua roupa ou para lavar a sua louça, troque o detergente convencional por um detergente que seja biodegradável. Isso significa que ao ter contato com a água, o detergente irá se decompor, o que não acontece com o detergente convencional.
3 – Junte o máximo de roupa para utilizar a máquina de lavar
Utilizamos essa mesma dica no post sobre economia de energia. Ao utilizar a máquina de lavar em sua capacidade máxima você gasta menos energia e não gasta tanta água, já que não utiliza a máquina de lavar muitas vezes. Isso vai garantir máxima eficiência da sua máquina.
4 – Se possível, armazene a água de enxague
Atitude simples que pode ajudar a reduzir muito a conta de água. Armazene a água de enxague das roupas (que sai com resquícios de amaciante) e as reutilize para lavar o quintal e até para iniciar novo ciclo de lavagem de roupas.
5 – Se as roupas forem sensíveis, lave-as a mão
Sabemos que se você adquiriu uma máquina de lavar roupas é porque quer economizar tempo e não ficar lavando roupa. Mas leve em consideração lavar as roupas sensíveis à mão, incluindo cuecas e calcinhas. Se você tem poucas peças, não vale a pena gastar água e energia para tal.
6 – Pendure suas roupas no varal
Com possibilidade de ter suas roupas secas em pouco tempo, cada vez mais as pessoas tem optado por comprar máquinas de lavar que também secam. Mas se você dispõe de espaço, por que não poupar energia e estender suas roupas ao sol? Rapidamente elas estarão secas e esticadinhas.
7 – Junte bastante louça na pia
Lave a louça de uma só vez, e ensaboe tudo antes de começar a enxaguar. Isso vai te ajudar a reduzir o tempo em que passa lavando louça e vai render alguma economia em usa conta de água. Evite utilizar a máquina de lavar louça
8 – Tome banhos rápidos
Vale a pena repetir sempre: tome banhos rápidos. Deixe as cantorias para seu quarto e tome um banho mais rápido. Se o dia estiver quente, se ensaboe com o chuveiro desligado, e torne a liga-lo para se enxaguar.
9 – Não passe a roupa se não houver necessidade
Hoje muitos tecidos não tem a necessidade de serem passados, então, se na sua casa há essa opção, não passe. Estenda as roupas de forma que elas fiquem bem esticadas e quando estiverem secas, dobre-as onde quer os vincos, e guarde. Evite passar lençóis e toalhas de banho.
10 – Não faça faxina todos os dias
Se a sua casa tem pouco movimento de pessoas diariamente, limpe a sua casa utilizando panos úmidos, tire o pó, etc. Faça a faxina geral uma vez por semana e utilize as dicas de economia de água acima para economizar!
11 – Lave o carro utilizando um balde com água
Ao invés de utilizar a mangueira, utilize um balde com água e pano, ou até uma lavadora de alta pressão que gaste pouca água e energia.
Medidas como escovar os dentes com a torneira fechada, fechar bem torneiras e chuveiro para que não vaze água, e consertar vazamentos em casa ajudam muito na economia diária.
Segundo o Inmetro, uma máquina de lavar, de 11 e 12 quilos, com abertura superior (modelo mais comum no país), pode chegar a utilizar, em média, entre 90 e 168 litros de água por lavagem!
Se em um banho de 5 minutos, são gastos cerca de 45 litros de água, quanto é gasto em um banho que leva 15 minutos? 135 litros!!!
Utilizando água e energia com consciência, todos nós teremos sempre! Economize.