Apesar da constante busca por economia de energia e de novos tipos de energia, que sejam renováveis, no Brasil ainda utilizamos a energia elétrica mais convencional que é a vinda da água. E não é segredo que a conta tem se tornado cara ainda que tentemos fazer alguma economia.
Alguns países ao redor do mundo já buscam e oferecem aos seus cidadãos novas alternativas de energia e de economia da mesma. Hoje, trazemos aqui algumas dicas simples para economizar energia em casa, que acabamos esquecendo no dia a dia.
1 – Mude a estão do ano do seu chuveiro, isso garante que certa economia de energia.
2 – Nos casos onde o fogão funciona através de energia elétrica e não a gás, é possível economizar energia cozinhando várias refeições de uma só vez.
3 – Se você possui em casa uma máquina para lavar louça, sempre a use com o máximo de louças possíveis para lavar de uma vez, evitando desperdício de água e de energia.
4 – Torne tudo mais fácil para sua geladeira e para o seu congelador também. Mantenha-os ligados na energia quando estiverem cheios. Com uma geladeira ou congelador vazios, é preciso que estes trabalhem mais para manter a temperatura.
5 – Desligue todos os aparelhos que você não tem utilizado regularmente. Até os carregadores continuam carregando quando não estão carregando algum aparelho. Verifique sempre se não está deixando os seus equipamentos em stand-by.
6 – Durante o dia, utilize a velha e boa janela de sua residência para deixar a luz natural entrar, bem como ar para circular. Evite ligar as luzes enquanto o dia estiver claro, a não ser que seja realmente necessário.
7 – Se tem filhos, invente uma brincadeira com eles para verificar e desligar todos os aparelhos que não estejam, de fato, sendo utilizados.
8 – Verifique seus eletrodomésticos. Quando estes estão com algum defeito tendem a gastar mais energia.
Em termos de alternativas para a economia de energia, o Reino Unido oferece aos cidadãos a instalação gratuita de painéis solares nas residências, e o governo é pago pela energia gerada. Outra opção dada pelo governo é o isolamento de telhados, gratuitamente. O isolamento do telhado pode resultar em economia de até 19% na conta de energia.
Dispositivo para identificação de gasto de energia
Apesar dos novos eletrodomésticos pouparem energia, é difícil saber o quanto cada um gasta exatamente, certo? No Brasil, só sabemos a quantidade de energia consumida quando a empresa vem medir em nossa residência. Mas, a empresa USwitch desenvolveu um aparelho aplicativo que monitora a energia gasta em casa. Em tempo real!
É possível acessar as informações do computador, tablete ou celular. Com isso é possível mudar os hábitos que temos como sair do cômodo e deixar a luz acessa, sem necessidade. Este dispositivo ainda não tem previsão de chegar no Brasil.
Você sabia?
Embora não tenha sido tão noticiado, o Metrô do Distrito Federal, capital do Brasil, será o primeiro da América Latina a ter painéis solares, e a energia será utilizada para abastecer as plataformas e a bilheteria. A primeira estação a receber os painéis será a de Guariroba em Ceilândia.
O plano é instalar os painéis solares nas outras 23 estações do Distrito Federal, o que trará economia de até 20% de energia.