Nesta semana trazemos aqui o artigo de Adilson Pinheiro. Ele foi convidado e hoje vai escrever sobre brocas, tipos de brocas e suas aplicações.
Para conseguir bons resultados em furações não basta ter uma boa furadeira, usar a broca certa é fundamental tanto para a qualidade como para a durabilidade de broca e furadeira. Para facilitar vou separar por materiais a serem perfurados.
Madeira
Certamente é a que apresenta mais modelos, não irei listar todos apenas os mais comuns.
3 pontas: Fácil de usar, precisa, corta bem. Ideal para furos de até 12mm (essa medida pode não servir em todas as furadeiras)
Broca chata
Encontrada em medidas a partir de 1/4 e vai até 35mm. A principal vantagem é poder realizar furos maiores mesmo com furadeiras com mandril de 3/8″. Como desvantagem não muito precisa especialmente em furos profundos.
Forstner
Excelente opção para furos largos, mais precisa que as brocas chatas, contudo não tem grande variedade de medidas e seu custo é maior.
Broca rápida
Indicada para madeiras duras. Pode ser encontrada em comprimentos longos.
Fique atento, pois normalmente possuem uma rosca na ponta que impede de voltar antes de atravessar a peça, sendo possível apenas com furadeiras que possuam reverso.
Metal
São brocas produzidas em aço rápido, que na prática é um material duríssimo e capaz de penetrar em todos os tipos de metais ferrosos e não ferros encontrados no dia-a-dia, contudo não suporta a torções e pode partir facilmente com movimentos bruscos.
Também é uma boa opção para furos em plásticos. Em madeira apesar de furar muito bem é preciso evitá-la, por dois motivos: pode travar e partir ou aquecer e perder a têmpera, nesse caso ficando inutilizada para furos em metais duros.
Também existem brocas fabricadas em metal duro, porém de custo elevado e inviável para uso cotidiano.
Alvenaria e concreto
São brocas sem aparente poder de corte, tanto na ponta como nas bordas, dessa forma não penetram em materiais como madeira ou metais.
Em sua ponta é incrustada uma ou duas pastilhas de metal duro, conhecido como Widea.
Para melhor desempenho é preciso usar a função martelete da furadeira.
Multiuso
Apesar de não possuírem desempenho superior em nenhum dos materiais as brocas multiuso podem ser usadas em madeira, plástico, aço e até concreto. Ideais para quem não quer se preocupar em ficar trocando de brocas para cada tipo de situação.