Em tempos onde a energia elétrica gerada através de hidroelétricas está cada vez mais cara no Brasil, ter como opção outras fontes se torna uma necessidade. Se estas outras fontes de energia forem renováveis e limpas, serão muito bem vindas. Não somente pela economia, mas como uma atitude sustentável.
Já conhecida por seus carros elétricos que são menos poluentes ao meio ambiente, a marca Tesla recentemente lançou nos Estados Unidos uma bateria que armazena energia solar chamada Powerwall.
Trata-se de uma bateria de lítio que pode ficar acoplada em alguma das paredes internas da casa, e conectada a painéis solares. Essa bateria armazena a energia captada e pode ser usada quando faltar energia em casa, por exemplo, ou pode ser usada quando se achar necessário, bastando apenas ligar.
Nos casos em que falta energia, a bateria pode fornecer energia para a residência inteira, e é ligada automaticamente nos casos de interrupção de energia. Diferente de outros modelos para uso de energia solar, este modelo não requer manutenção e a sua instalação é simples, segundo dados do fabricante.
Uma das grandes diferenças desse sistema de uso de energia solar para outros é a possibilidade de armazenar a energia para usá-la posteriormente. Normalmente, há apenas um conversor, e caso não seja usado a energia se perde ou vai para a companhia de energia elétrica.
A Powerwall está disponível em dois modelos, o primeiro é de 7 Kwh (quilowatt-hora) e o segundo 10 Kwh. É possível instalar um conjunto de baterias caso o consumo seja grande na residência.
Por enquanto esta novidade está disponível apenas nos Estados Unidos e somente a bateria custa a partir de 3 mil dólares. Possui garantia de 10 anos.
Leia outros artigos de sustentabilidade, acesse.