Rendimento
São necessárias 7 telhas de barro para cobrir a área de 1 m² de telhado. Para cobrir mesma a área são necessárias cerca de 11 telhas de concreto.
No entanto, o cálculo de quanto se gastará por m² das telhas de barro depende também do tamanho da peça, pois existem peças menores em que são necessárias 9 telhas para cobrir a mesma metragem.
Padronização
Por passar por fornos, pode acontecer de telhas de barro de lotes distintos apresentarem cores diferentes e até tamanhos divergentes. Ainda assim, sua cor não desbota.
As telhas de concreto, diferente das telhas de barro, são mais padronizadas, principalmente no tamanho, devido ao seu processo de fabricação que não inclui forno, apenas moldes. Este modelo de telha permite escolher a cor graças às pigmentações adicionadas já na fabricação da mesma. Sua cor desbota com o passar dos anos.
Durabilidade
Estima-se que as telhas de concreto durem, em média, 50 anos. As telhas de barro duram 100 anos ou mais.
Embora tenham uma vida útil menor, as telhas de concreto não absorvem água e são difíceis de trincar.
Conforto térmico
Independentemente da localização no Brasil, a telha que melhor proporciona conforto térmico é a de barro já que impede que o imóvel esquente ou esfrie demais.
Já as telhas de concreto precisam ter cores claras para não reter o calor ou escuras para retê-lo. Essa retenção não é demasiada, mantendo o ambiente em temperatura agradável.
Economia
Em geral, as telhas de barro são mais caras do que as telhas de concreto e isso acontece, principalmente, por conta de seu apelo estético.
O que saber antes de comprar telhas?
Antes de realizar a compra da telha é importante medir a área a ser coberta e também somar:
- os beirais;
- a inclinação.
Obs.: fique atento para as medições já que elas são diferentes na horizontal e na diagonal. Quanto mais preciso forem seus cálculos, menores são as chances de faltar telha.
Outra informação extremamente relevante é saber a inclinação mínima e máxima da telha que deseja comprar já que a instalação fora do recomendado pode resultar em aberturas e posterior entrada de água em dias de chuva intensa. Essa informação é fornecida pelos fabricantes.
Mais dicas!
- Sempre compre telhas a mais caso alguma peça se quebre ou o cálculo não tenha sido preciso.
- Respeite a inclinação mínima e máxima sugerida pelo fabricante, caso contrário, não esqueça de instalar uma subcobertura, quando inclinação inferior, ou fixá-las no madeiramento, quando inclinação for superior.